segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O caráter bíblico do homem...

O caráter bíblico do homem
*Um homem de integridade (Jô 31.4-10)
  Ou não vê ele os meus caminhos e não conta todos os meus passos?
se andei com vaidade, e se o meu pé se apressou para o engano (pese-me em balanças fieis, e saberá Deus a minha sinceridade); Se os meus passos se desviaram do caminho, e se o meu coração segue os meus olhos, e se às minha mãos se apegou a alguma coisa; então semeie eu e outro coma, e seja a minha descendência arrancada até à raiz. Se o meu coração se deixou seduzir por uma mulher, ou se eu andei rodando a porta do meu próximo, então moa a minha mulher para outro, e outros se encurvem sobre ela”
*Viver na presença de Deus (Jó31.4)
  Ou não vê ele os meus caminhos e não conta todos os meus passos?”
*É exemplo de integridade (Jó 31.5-6)
“se andei com vaidade, e se o meu pé se apressou para o engano (pese-me em balanças fieis, e saberá Deus a minha sinceridade);”
*Compromete-se com a pureza pessoal (Jó 31.7-12)
“Se os meus passos se desviaram do caminho, e se o meu coração segue os meus olhos, e se às minhas mãos se apegou a alguma coisa; então semeie eu e outro coma, e seja a minha descendência arrancada até à raiz. Se o meu coração se deixou seduzir por uma mulher, ou se eu andei rodando a porta do meu próximo, então moa a minha mulher para outro, e outros se encurvem sobre ela. Pois seria isso um crime hediondo, delito à punição de juízes; pois seria fogo que consome até à destruição e desarraigaria toda a minha renda.”
*Reflete noticia em todos os seus atos (Jó 31.13-15)
“Se desprezei o direi o direito do meu servo ou da minha serva, quando eles contendiam comigo, então, que faria quando Deus se levantasse? E, inquirindo ele a causa que lhe responderia eu? Aquele que me formou no ventre materno não os fez também a eles? Ou não é o mesmo que nos formou na madre? Se reative o que os pobres desejavam ou fiz desfalecer os olhos da viúva;”
*Dá aos outros com generosidade (Jó 31.16-20)
“Se retive o que os pobres desejavam ou fiz desfalecer os olhos da viúva; ou, se sozinho comi o meu bocado, e o órfão dele não participou (porque desde a minha mocidade cresceu comigo como se eu lhe fora o pai, e desde o ventre da minha mãe fui o guia da viúva.); se alguém vir perecer por falta de roupa e ao necessitado, por não ter coberta; se os seus lombos não me abençoaram, se ele não se aquentava com a lã dos meus cordeiros;”
*Demonstra compaixão por todos (Jó31.21-22)
“Se eu levantei a mão para um órfão, por me ver apoiado pelos juízes da porta, então, caia o omoplata do meu ombro, e seja arrancado o meu braço da articulação.”
*Organiza devidamente as suas prioridades de sua vida (Jó 31.23-25)
“Porque o castigo de Deus seria para mim um assombro, e eu não poderia enfrentar a sua majestade. se no ouro pus a minha esperança ou disse ao ouro fino: Em ti confio; Se me alegrei por serem grandes os meus bens e por ter a minha mão alcançado muito;”
Vive pela fé em Deus (Jó 31.26-28)
“Se olhei para o sol, quando resplandecia, ou para a Lua, que caminhava esplendente, e o meu coração se deixou enganar em oculto, e beijos lhe atirei com a mão, também isto seria delito à punição de juízes; Pois assim negaria eu ao Deus lá de cima”
Perdoa a outros (Jó 31.29-30)
“Se me alegrei da desgraça do que me tem ódio e se exultei quando o mal o atingiu (também não deixei pecar a minha boca, pedindo com imprecações a sua morte.)”
*Abre a porta de sua casa para os necessitados (Jó 31.31-32)
“Se a gente da minha tenda não disse: Ah! Quem haverá aí alguém que não se saciou da carne provida por ele (O estrangeiro não pernoitava na rua; as minhas portas abriam ao viandante.)!”
*Caminha com o Senhor (Jó 31.33-37)
“Se, como Adão, encobri as minhas transgressões, ocultando o meu delito no meu seio por que eu temia a grande multidão, e o desprezo das famílias me apavorava, de sorte que me calei e não saí da porta. Tomara eu tivesse quem me ouvisse! Eis aqui a minha defesa assinada! Que o todo poderosos me responda! Que o meu adversário escreva a sua acusação! Por certo que a levaria sobre o meu ombro, atá-la-ia sobre mim como coroa; mostrar-lhe-ia o números dos meus passos; Como príncipe me chegaria a ele.”
*Procura fazer o que é Certo (Jó 31.38-40)
“Se a minha terra clamar contra mim, e se os seus sulcos juntamente chorarem; Se comi os seus frutos sem tê-la pago devidamente e causei a morte aos seus donos, por trigo me produza cardos, e por cevada, joio. Fim das palavras de Jó”


Breve O caráter bíblico da mulher!